Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores

Autores

  • Alice Helena Campos Pierson Depto. de Metodologia de Ensino – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Denise de Freitas Depto. de Metodologia de Ensino – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Alberto Villani Instituto de Física – Universidade de São Paulo (USP)
  • Marisa Franzoni Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unidade Campinas)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.363

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Formação inicial de professores, Inovação curricular.

Resumo

O objetivo deste projeto interdisciplinar, proposto na formação inicial de professores, é estimular e ajudar os futuros professores na elaboração conjunta de planejamentos e cooperar na sua execução. O programa para a preparação dos professores é concebido tendo em vista o desenvolvimento de novas competências que possam levar os professores a coletivamente produzirem conhecimentos sobre a realidade das escolas, a necessidade de saber negociar pontos de vista, perceber as diferenças, as singularidades, a complementaridade e as possibilidades e limitações de sua especialização para o diálogo com outros especialistas, respeitando as diferenças de linguagem e formas de olhar para o mundo, para reconhecer que o seu conhecimento é sempre parcial, uma vez que é parcial a possibilidade fixada pela área de especialização.

Uma primeira interpretação da experiência leva à organização das seguintes necessidades a serem consideradas no processo de realização de uma experiência interdisciplinar na preparação dos professores: i) focalização do trabalho de intervenção sobre as múltiplas dificuldades dos futuros professores na elaboração de uma nova perspectiva de Ensino; ii) construção de uma sala de aula como contexto orientador e facilitador à construção de um ensino interdisciplinar; iii) orientação específica para pequenos grupos de licenciandos sobre aspectos cognitivos e subjetivos que irão ajudar a socialização dos seus membros; iv) modificação curricular e um esforço contínuo de reflexão dos responsáveis pelo projeto, no sentido de produzir manifestações concretas de interdisciplinaridade que possam se constituir num ancoradouro e referência para os futuros professores.

Downloads

Publicado

2008-07-06

Como Citar

Pierson, A. H. C., Freitas, D. de, Villani, A., & Franzoni, M. (2008). Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores. Revista Interacções, 4(9). https://doi.org/10.25755/int.363

Edição

Secção

Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.