Reflexões sobre a formação ética inicial de professores

Autores

  • Maria Teresa Estrela Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Ana Paula Caetano Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.1532

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Ética, Conceções dos professores, Dilemas

Resumo

Pretende-se, neste texto, fazer uma reflexão sobre a formação ética de professores a partir da apresentação de alguns resultados de um projeto de investigação intitulado “Pensamento e formação ético-deontológicos de professores”. Sublinham-se aspetos relativos às conceções éticas dos professores e aos seus dilemas éticos, apresentando e discutindo alguns dados recolhidos através de entrevistas e questionários. Os dados quantitativos foram tratados estatisticamente através de análise fatorial e classificatória e os dados qualitativos foram sujeitos a uma análise de conteúdo. Por fim propõe-se a utilização destes resultados de investigação na formação inicial de professores, suscitando a partir deles o questionamento e a reflexão pedagógica e ética dos futuros professores.

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Publicado

2012-12-28

Edição

Secção

Número 21 - Ética e educação