Conceções acerca da natureza da ciência em manuais escolares do 5.º ano de escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8749Keywords:
Manuais escolares, Natureza da ciência, Dimensão epistemológica, psicológica e sociológica.Abstract
O presente estudo centrou-se na análise dos nove manuais de Ciências da Natureza do 5.º ano editados em 2010 e pretendeu identificar neles aspetos relacionados com a natureza da ciência na dimensão epistemológica/filosófica (mutabilidade do conhecimento científico, metodologia científica, espaços em que se desenvolve ciência), psicológica (o sucesso, dinâmica e dificuldades do trabalho científico) e sociológica (divulgação das descobertas, sua unanimidade e caraterísticas humanas dos cientistas). Para tal, uma grelha de análise foi aplicada a cada manual, contemplando as referidas dimensões, aspetos e ainda indicadores que os operacionalizassem.
Os resultados permitiram concluir que na dimensão epistemológica, apenas foi recorrente a referência à mutabilidade da ciência; na dimensão psicológica, apenas quatro manuais referem que o trabalho dos cientistas tem êxitos e fracassos, mas omitem episódios de insucesso. Só em três surge a referência ao trabalho científico em equipa e igualmente em três se faz alusão às dificuldades e discordâncias desse mesmo trabalho; na dimensão sociológica, seis manuais mencionam aspetos de cooperação entre cientistas, três referem que nem sempre os cientistas chegam às mesmas conclusões e apenas um salienta que os cientistas são homens e mulheres comuns.
Em conclusão, muitas das ideias que têm vindo a ser discutidas acerca da natureza da ciência na formação inicial e contínua de professores parecem ter ainda reduzida expressão nos manuais referidos. Com esta análise, pretende-se alertar para a necessidade de esta dimensão da literacia científica ter maior visibilidade no futuro, possibilitando uma educação científica dos nossos jovens mais completa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.