Elementos da didática para a juventude

Entre a dimensão relacional e a construção de sentidos

Autores

  • Silvana Mesquita Francisco Gomes de Araujo Filho e Maria Soares de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.15755

Palavras-chave:

Juventude, Didática, Ensino Médio, Prática Docente

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre uma didática para a juventude a partir das perspectivas dos próprios jovens sobre a escola e a prática docente. O objetivo é identificar elementos da didática que contribuam com o processo de ensinar para jovens. Os dados são resultados de pesquisa em uma escola pública de ensino médio que atende jovens da periferia do Rio de Janeiro, a partir de observações das aulas, aplicação de questionários aos alunos e entrevistas com professores e gestores. O texto articula referenciais de estudos sobre juventude com o campo da didática e da profissão docente. A partir de uma concepção de didática multidimensional, conclui-se que, para os jovens, o professor que "sabe ensinar" tem o poder de motivá-los para aprender e de dar sentidos à própria escola através de uma prática pedagógica diversificada e relacional. O trabalho aponta para a relevância de se investir em uma didática para a juventude associada a três elementos: metodologias interativas, ênfase na dimensão relacional favorecendo interações e reconhecimento do papel motivador do professor como construtor de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Silvana Mesquita, Francisco Gomes de Araujo Filho e Maria Soares de Araujo

Doutora em Educação (PUC-RJ). Possui graduação em Ciências-licenciatura pela UNIGRANRIO (1991) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Especialização lato sensu em Gestão Escolar (UFJF) e em Ensino de Ciências (UERJ). No ano de 2017, recebeu o Prêmio Capes de Tese na área de Educação. Professora do Departamento de Educação da PUC-RJ, leciona na Graduação em Pedagogia e na Pós Graduação (mestrado e doutorado), na área de Didática, Currículo e Formação de Professores. Durante sua trajetória profissional, atuou como docente da educação básica, das séries iniciais ao ensino médio, e como gestora escolar Lecionou, ainda, no ensino superior privado e público em cursos de licenciatura e pós-graduação na área de educação Integrou os projetos de Formação Continuada de professores de Ensino Médio (Pacto Nacional/MEC), de produção de material de apoio didático -pedagógico pelo CEDERJ e na avaliação de livros Didáticos (PNLD/MEC). Atuou na formação de professores no Curso Normal na rede pública e privada. Possui experiência profissional na área de Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Currículo e Ensino de Ciências Gestão Escolar, Integra o Grupo de Pesquisa de Estudos sobre o Professor e o Ensino (GEPPE-PUC-RJ). Desenvolve estudos sobre Formação de Professores, Didática, Trabalho e Profissionalização Docente, Politicas Curriculares, juventude e ensino médio.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Mesquita, S. S. de A. (2020). Elementos da didática para a juventude: Entre a dimensão relacional e a construção de sentidos. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 200–225. https://doi.org/10.21814/rpe.15755

Edição

Secção

Artigos