A inserção profissional de um egresso do PIBID: O caso de uma professora de matemática
The professional insertion of a PIBID scholarship Student: The case of a math teacher
DOI :
https://doi.org/10.21814/rpe.18006Mots-clés :
Inserção profissional docente, Professora de matemática, Estudo de caso etnográficoRésumé
O artigo focaliza a inserção profissional de uma professora de matemática que passou pelo PIBID e hoje atua no Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal do Rio de Janeiro, Brasil. Foi realizado um estudo de caso etnográfico, de modo a que as experiências, a formação e as expectativas da professora fossem compreendidas por meio de entrevistas em profundidade e observação participante. Teoricamente, o artigo dialoga com Cochran-Smith, Fiorentini e Marcelo Garcia. Os resultados demonstram que: há uma tendência ao isolamento por parte da professora iniciante; existe uma força da área e uma crença epistemológica no ensino transmissivo; o PIBID aparece como uma contribuição no que se refere ao conhecimento do contexto profissional.
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