Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem

Autores

  • Lia Raquel de Sousa ESSVA-IPSN/CESPU
  • Fernanda Pombal Escola Superior de Saúde do Vale do Ave-IPSN/CESPU
  • Clara Simões Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - IPSN/CESPU
  • Nuno Araújo Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - IPSN/CESPU
  • Filipe Fernandes Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - IPSN/CESPU
  • Maria José Freitas Escola Superior de Saúde do Vale do Ave - IPSN/CESPU
  • Isabel Araújo Escola Superior de Saúde do Vale do Ave

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.24698

Palavras-chave:

Estudantes de Enfermagem, Instituições de Ensino Superior, COVID-19

Resumo

A pandemia de Covid-19 impôs alterações ao normal funcionamento do sistema de Ensino Superior Português, sendo necessário implementar estratégias de adaptação pedagógica. Nos cursos da área da saúde, particularmente nos cursos de Licenciatura em Enfermagem, o plano de estudos apresenta expressiva componente de prática clínica, que teve de ser reestruturada. Com este estudo pretendeu-se identificar o impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de Covid-19, nos estudantes de enfermagem, numa escola de saúde privada, do norte de Portugal. Desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, com recurso a uma amostra não probabilística intencional, composta por 62 estudantes de enfermagem. Os resultados demonstram que as principais alterações curriculares identificadas foram as aulas à distância e o cancelamento/interrupção dos ensinos clínicos. As principais dificuldades sentidas foram a “Dificuldade na atenção e na concentração” e a “Adaptação/gestão da nova rotina”. Quanto às principais estratégias de adaptação utilizadas pelos estudantes destacam-se “a otimização de rotinas diárias” e o “aumento/gestão do estudo autónomo”. As emoções e os sentimentos mais vivenciados foram “a ansiedade”, o “stress” e o “desânimo/desmotivação”.

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

de Sousa, L. R., Pombal, F., Simões, C., Araújo, N., Fernandes, F., Freitas, M. J. ., & Araújo, I. (2023). Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem. Revista Portuguesa De Educação, 36(2), e23039. https://doi.org/10.21814/rpe.24698