Vol. 7 N.º 3 (2019): Século XXI: Exercício de incertezas

7,3 cover

Editores convidados
Candido Alberto Gomes [Cátedra UNESCO Juventude, Educação e Sociedade, Brasil]
João Casqueira Cardoso [Universidade Fernando Pessoa / CEPESE, Porto, Portugal]

Para introduzir este número, os editores partem da constatação simples de que tudo se tornou mais complexo. A relação do Homem com o seu ambiente, a relação do Homem com os outros, e a relação do Homem consigo próprio, tudo isso tende a mudar. Sempre com a memória curta, apesar do ensino da História, da Filosofia e, já agora, da Educação, as sociedades contemporâneas desenvolveram novas modalidades para atropelar os direitos e a integridade das várias espécies. Como pensar a Educação, neste contexto? Como repensar as formas e as fórmulas da Educação, numa perspetiva mais abrangente, mas sem deixar de lado os particularismos? Quais as perspetivas oferecidas pelas novas abordagens que, embora promissoras, podem não ser acompanhadas por atos? A estas várias interrogações fazem eco as contribuições apresentadas neste número. Contribuições diversificadas, mas com o elo comum de propor uma reflexão tão prática quanto possível sobre o amanhã.

Publicado: 2019-10-31