Cultura partilhada numa organização aprendente

Autores

  • Nair Rios Azevedo UIED – Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa
  • Ana Teresa Brito Nascimento Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich & UIED – Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.413

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Cultura organizacional, Mudança organizacional.

Resumo

O objectivo deste artigo é relatar uma intervenção organizacional centrada na tomada de consciência da cultura organizacional. A nossa hipótese de partida, e que veio a configurar toda a intervenção, aponta para a ideia de que a prática da organização analisada se desenvolve sob o desígnio de uma “cultura de aprendizagem”, típica do que tem sido identificado como “organização aprendente” (Schein, 1997; Sun, 2003; Senge, 2005; Fernandes, 2007). Deste ponto de vista, sobressai a necessidade de se realçar o processo, na sua forma activa, situada, colaborativa e reflexiva (Sun, 2003).

Ao desenharmos a estrutura deste artigo, evocamos leituras e autores que articulam as questões relacionadas com a improvisação organizacional como fortemente devedoras da metáfora do jazz (Kamoche, Cunha & Cunha, 2000; Pina e Cunha, 2002). A possível ligação entre as características de uma organização aprendente e a metáfora organizacional do jazz é, no âmbito da narrativa do trabalho realizado, que iremos descrever, particularmente aliciante. De facto, a contemporaneidade parece demandar a emergência de organizações aprendentes, que sejam capazes de actuar como bandas de jazz (balançando estrutura e improvisação).

O resultado do trabalho realizado, ilustrado nas palavras dos seus actores, pode ser descrito em termos de indicações sobre o caminho a percorrer, assente na ideia de que uma maior consciência da cultura organizacional, por parte daqueles que são parte dessa cultura, é uma condição necessária para que qualquer mudança possa ser implementada, na justa medida da necessidade de que todos se sintam genuinamente comprometidos com o processo a seguir.

Downloads

Publicado

2010-04-06

Como Citar

Azevedo, N. R., & Nascimento, A. T. B. (2010). Cultura partilhada numa organização aprendente. Revista Interacções, 6(14). https://doi.org/10.25755/int.413

Edição

Secção

Número 14 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (I).