Volume 21_N.º 72_2025 _Número Especial “A literatura como mediadora em educação e saúde mental”
Chamada de Artigos_ Volume 21_N.º 72 – Número Especial “A literatura como mediadora em educação e saúde mental”
Edição em fluxo contínuo em atualização.
Título: A literatura como mediadora em educação e saúde mental
Este número temático centra-se na discussão do papel do livro como mediador do desenvolvimento cognitivo, emocional e social tanto no contexto educativo como na promoção da saúde mental. A proposta inspira-se na diversidade de tarefas e funções atribuídas à narrativa: o seu papel estruturante na identidade, a sua adequação historicizante, conferindo sentido ao que acontece no mundo real (organizando a desordem da experiência), as suas propriedades e usos terapêuticos, a sua participação como disposição protolinguística que impulsiona e sustenta a construção do sujeito alfabetizado, e assim por diante. Procura reunir investigações atuais a nível nacional e internacional no âmbito do literário enquanto recurso em contexto educativo e terapêutico. Pretende incluir, ainda assim, artigos que descrevam e analisem práticas de intervenção inovadoras, que promovam diversas áreas de desenvolvimento.
Editores convidados do número 72:
Alicia Kachinovsky, Facultad de Psicología, Centro de Investigación Clínica en Psicología (CIC-P), Universidad de la República, Uruguay.
Ana Mourato, Escola Superior de Educação de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Datas Importantes:
- Submissão de artigos: até 30.06.2025
- Notificação dos autores: até 31.07.2025
- Submissão dos artigos finais: até 22.09.2025
- Publicação do número: Outubro 2025
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