Programa de intervenção psicossocial aos cuidadores informais familiares: o cuidar e o autocuidado

Autores

  • Lisneti Maria de Castro Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro
  • Dayse Neri de Souza CIDTFF – Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.11819

Palavras-chave:

Cuidador informal, Psicoeducação, Competências pessoais/sociais, Autocuidado.

Resumo

Os cuidadores familiares quando assumem a tarefa de cuidados, geralmente não recebem formação para desempenhar esta atividade. Ao se confrontarem com essa realidade sentem que não estão suficientemente preparados para o exercício desta tarefa, motivo pelo qual torna-se urgente capacitar os cuidadores ao nível de competências pessoais/sociais, no sentido de dota-los de conhecimentos não só para o cuidado e também para o seu autocuidado. O presente trabalho é um plano de intervenção, voltado para o desenvolvimento de competências nos cuidadores. Neste plano será utilizado metodologia quantitativa e qualitativa para a descrição do contexto dos cuidadores e descrição das sessões de intervenção. A intervenção é constituída de 11 sessões. A operacionalização das sessões foram efetuadas através de dinâmica de grupo. Espera-se que este plano auxilie o cuidador a ter consciencialização sobre a importância do seu autocuidado, e que isso tenha impacto na promoção do bem-estar físico e mental.

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

Castro, L. M. de, & Neri de Souza, D. (2017). Programa de intervenção psicossocial aos cuidadores informais familiares: o cuidar e o autocuidado. Revista Interacções, 12(42). https://doi.org/10.25755/int.11819