Representações sociais do bom professor de português

Autores

  • Inês Ferreira Mendes Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Madalena Teixeira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém; Universidade de Lisboa – CEAUL

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.468

Palavras-chave:

Representações sociais, Profissionalidade, Bom professor de português.

Resumo

A maioria dos estudos disponíveis sobre o ensino do Português não toma a figura do respectivo professor como objecto principal de reflexão e de análise. Partindo da premissa de que há uma relação estreita entre qualidade docente e resultados escolares, a par de evidências como os níveis de iliteracia dos alunos, justifica-se uma investigação sobre como poderá ser “bom professor de Português”, que contribua para a construção de um quadro epistemológico de referência. Tendo em conta que tal “quadro epistemológico” é, certamente, complexo, construído em matizes do tempo histórico e nas interpretações que os agentes sociais vão traçando, não sendo expectável encontrar balizas nítidas, procurar-se-ão aproximações ao conceito através da problematização de representações sociais. As representações sociais são processos de cognição social e, nessa medida, permitem (re)conhecer os papéis que agentes sociais representam em interacção.

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Publicado

2011-11-07

Como Citar

Mendes, I. F., & Teixeira, M. (2011). Representações sociais do bom professor de português. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.468

Edição

Secção

Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.