Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.3921Palavras-chave:
Cidadania, Participação, Educação não formal, Inclusão, Educação intercultural, Jovem imigrante.Resumo
No presente artigo pretende-se apresentar uma reflexão sobre os conceitos de cidadania e participação em contextos educativos não formais, como um marco de referência para o desenvolvimento da educação intercultural. A reflexão encontra-se organizada em três pontos: num primeiro ponto analisam-se as relações entre educação intercultural e cidadania; num segundo ponto, explora-se o conceito de participação como contexto e processo e, num terceiro ponto, são apresentadas e comentadas diversas experiências de educação não formal potenciadoras do desenvolvimento da participação e da cidadania dos jovens de origem imigrante. Tomando como referência as políticas de juventude e imigração, apresentam-se as oportunidades e os desafios dos projetos analisados, discutindo o seu potencial para apoiar políticas ativas de inclusão que articulem educação, emprego e ócio.Downloads
Publicado
2014-05-22
Como Citar
Maiztegui-Oñate, C., & Fonseca-Peso, J. (2014). Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal. Revista Interacções, 10(29). https://doi.org/10.25755/int.3921
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Artigos
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