Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal

Autores

  • Concepcion Maiztegui-Oñate Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Janire Fonseca-Peso Universidad de Deusto, España

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3921

Palavras-chave:

Cidadania, Participação, Educação não formal, Inclusão, Educação intercultural, Jovem imigrante.

Resumo

No presente artigo pretende-se apresentar uma reflexão sobre os conceitos de cidadania e participação em contextos educativos não formais, como um marco de referência para o desenvolvimento da educação intercultural. A reflexão encontra-se organizada em três pontos: num primeiro ponto analisam-se as relações entre educação intercultural e cidadania; num segundo ponto, explora-se o conceito de participação como contexto e processo e, num terceiro ponto, são apresentadas e comentadas diversas experiências de educação não formal potenciadoras do desenvolvimento da participação e da cidadania dos jovens de origem imigrante. Tomando como referência as políticas de juventude e imigração, apresentam-se as oportunidades e os desafios dos projetos analisados, discutindo o seu potencial para apoiar políticas ativas de inclusão que articulem educação, emprego e ócio.

Biografia Autor

Concepcion Maiztegui-Oñate, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Áreas de investigação: Didáctica das ciências; Conhecimento e desenvolvimento profissional de professores; A discussão de questões sociocientíficas na educação em ciências; Integração das TIC na educação em ciências.

Downloads

Publicado

2014-05-22

Como Citar

Maiztegui-Oñate, C., & Fonseca-Peso, J. (2014). Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal. Revista Interacções, 10(29). https://doi.org/10.25755/int.3921