Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.3921Keywords:
Cidadania, Participação, Educação não formal, Inclusão, Educação intercultural, Jovem imigrante.Abstract
No presente artigo pretende-se apresentar uma reflexão sobre os conceitos de cidadania e participação em contextos educativos não formais, como um marco de referência para o desenvolvimento da educação intercultural. A reflexão encontra-se organizada em três pontos: num primeiro ponto analisam-se as relações entre educação intercultural e cidadania; num segundo ponto, explora-se o conceito de participação como contexto e processo e, num terceiro ponto, são apresentadas e comentadas diversas experiências de educação não formal potenciadoras do desenvolvimento da participação e da cidadania dos jovens de origem imigrante. Tomando como referência as políticas de juventude e imigração, apresentam-se as oportunidades e os desafios dos projetos analisados, discutindo o seu potencial para apoiar políticas ativas de inclusão que articulem educação, emprego e ócio.Downloads
Published
2014-05-22
How to Cite
Maiztegui-Oñate, C., & Fonseca-Peso, J. (2014). Ciudadania y participación en contextos de diversidad cultural: analisis desde la educacion no formal. Interacções, 10(29). https://doi.org/10.25755/int.3921
Issue
Section
Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.