Os SMS em alunos do 2º e do 3º ciclos. Ameaça ou triunfo face aos normativos legais? Um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.438Palavras-chave:
SMS, Léxico, Necessidade social e funcional, Escrita logográfica, Normativos legais.Resumo
O artigo que se apresenta tem por objectivo analisar sms de alunos que frequentam os 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, procurando averiguar em que medida os seus registos escritos se distanciam, em termos lexicais e ortográficos, dos registos normativizados por dicionários e gramáticas. Para identificar essas alterações, irá adoptar-se uma metodologia de tipo etnográfico, tendo por base um estudo de caso, em que se efectuará uma comparação entre os sms escritos por alunos de ambos os ciclos de ensino. A análise terá o seu foco no tipo de vocabulário utilizado por um aluno do 2º ciclo e por um aluno do 3º ciclo e tentar-se-á mostrar que há tendência de aproximação entre a oralidade e a escrita e que a utilização da escrita logográfica é uma realidade escolar. Sublinha-se, também, o facto de não se considerar este contexto de escrita uma ameaça para as “gramáticas oficiais”.Downloads
Publicado
2010-11-07
Como Citar
Teixeira, M., & Correia, R. (2010). Os SMS em alunos do 2º e do 3º ciclos. Ameaça ou triunfo face aos normativos legais? Um estudo de caso. Revista Interacções, 6(16). https://doi.org/10.25755/int.438
Edição
Secção
Número 16 - Escola e linguagens juvenis: resistência ou abertura ao novo? (I)
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