Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: o caso de Leonor
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.485Palavras-chave:
Números racionais, Representações, Comparação, Ordenação, Aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como objectivo perceber de que modo o trabalho numa unidade de ensino com uma abordagem de cunho exploratório, em consonância com o novo programa de Matemática, que valoriza as diferentes representações de número racional, nos diferentes significados, pode contribuir para a compreensão, em alunos do 5.º ano, dos números racionais e das noções de ordenação e comparação. Segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, com observação participante, fazendo o estudo de caso de uma aluna. A recolha de dados inclui duas entrevistas, produções escritas da aluna, registos vídeo e áudio de aulas e de entrevistas e diário de bordo. Os resultados mostram que a aluna melhorou a sua compreensão dos números racionais e das suas representações, revelando-se competente e flexível na escolha das representações e das estratégias mais adequadas a cada situação ou problema. Também melhorou bastante na sua compreensão da comparação e ordenação dos números racionais, utilizando, sobretudo, a representação decimal, o que possivelmente se deve ao trabalho desenvolvido durante a unidade de ensino, dado que os alunos puderam utilizar diversas representações. O estudo sugere, por isso, que existe vantagem em trabalhar de forma integrada as várias representações de número racional nos diferentes significados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.