Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: o caso de Leonor

Autores

  • Marisa Quaresma Escola Básica José Saramago, Poceirão, Palmela; Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • João Pedro da Ponte Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.485

Palavras-chave:

Números racionais, Representações, Comparação, Ordenação, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objectivo perceber de que modo o trabalho numa unidade de ensino com uma abordagem de cunho exploratório, em consonância com o novo programa de Matemática, que valoriza as diferentes representações de número racional, nos diferentes significados, pode contribuir para a compreensão, em alunos do 5.º ano, dos números racionais e das noções de ordenação e comparação. Segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, com observação participante, fazendo o estudo de caso de uma aluna. A recolha de dados inclui duas entrevistas, produções escritas da aluna, registos vídeo e áudio de aulas e de entrevistas e diário de bordo. Os resultados mostram que a aluna melhorou a sua compreensão dos números racionais e das suas representações, revelando-se competente e flexível na escolha das representações e das estratégias mais adequadas a cada situação ou problema. Também melhorou bastante na sua compreensão da comparação e ordenação dos números racionais, utilizando, sobretudo, a representação decimal, o que possivelmente se deve ao trabalho desenvolvido durante a unidade de ensino, dado que os alunos puderam utilizar diversas representações. O estudo sugere, por isso, que existe vantagem em trabalhar de forma integrada as várias representações de número racional nos diferentes significados.

Downloads

Publicado

2012-04-07

Como Citar

Quaresma, M., & Ponte, J. P. da. (2012). Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: o caso de Leonor. Revista Interacções, 8(20). https://doi.org/10.25755/int.485

Edição

Secção

Número 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática