O papel das famílias nos processos de aprendizagem matemática dos alunos: caminhos para a inclusão ou retratos de formas (subtis) de exclusão?

Autores

  • Margarida César Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.492

Palavras-chave:

Matemática, Relação Escola/Família, Inclusão/exclusão, Poder.

Resumo

Diversos autores salientaram a importância do envolvimento das famílias nos processos de ensino e de aprendizagem. O insucesso escolar é um fenómeno selectivo e cumulativo, particularmente vivenciado por quem convive com situações de pobreza, baixa literacia das famílias, e/ou participação em culturas minoritárias e socialmente desvalorizadas. Em Portugal, a percentagem de alunos que não concluem a escolaridade básica ainda é elevada. Muitas famílias apresentam habilitações literárias ao nível do 1.º ciclo. Como a matemática é das disciplinas onde o insucesso académico e a rejeição mais se fazem sentir, decidimos estudar como os diversos agentes educativos se relacionam com a aprendizagem da matemática e que expectativas mútuas têm em relação a cada um deles.

Este trabalho pertence ao projecto FAMA – Family Maths for Adult Learners –, um projecto internacional. Assumimos uma abordagem interpretativa e um design de estudos de caso intrínsecos (um por país). O de Portugal refere-se a uma escola dos arredores de Lisboa, inserida num meio desfavorecido. Decidimos triangular as fontes (professores, alunos e famílias), os instrumentos (recolha documental, questionários, entrevistas e focus groups) e os investigadores que fizeram a recolha de dados, bem como o tratamento e análise dos mesmos.

Os resultados iluminam as dificuldades que a maioria das famílias sente no acompanhamento dos processos de aprendizagem matemática dos educandos e alguns equívocos no que se refere às expectativas mútuas dos diversos grupos de agentes educativos considerados.

Downloads

Publicado

2012-04-07

Como Citar

César, M. (2012). O papel das famílias nos processos de aprendizagem matemática dos alunos: caminhos para a inclusão ou retratos de formas (subtis) de exclusão?. Revista Interacções, 8(20). https://doi.org/10.25755/int.492

Edição

Secção

Número 20 - Desafios no Ensino e na Aprendizagem da Matemática