ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO VOCACIONAL BÁSICO EM PORTUGAL NAS TREZE ESCOLAS DO PROJETO-PILOTO.

Autores

  • Paulo Coelho Dias CIES-Instituto Universitário de Lisboa http://orcid.org/0000-0003-3381-3908
  • Isabel Rosário Hormigo
  • Ramiro Lopes Marques Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional - CIDInE
  • Anabela Pereira Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF
  • Cristina Correia Escola Secundária Ferreira Dias, Lisboa, Portugal
  • Piedade Pereira Escola de Comércio de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.13882

Palavras-chave:

Ensino vocacional, sistema dual, inclusão e exclusão escolar

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino vocacional básico elaborada pela equipa que desenvolveu e coordenou essa nova oferta formativa em Portugal.

Metodologicamente foram inquiridos, através de Inquérito por Questionário, 104 professores e 285 alunos nas treze escolas onde este ensino vocacional foi desenvolvido com caráter experimental. Os resultados do estudo salientam a importância desta nova via de formação no nosso país havendo, contudo, uma perspetiva que é claramente mais otimista do lado dos alunos e das respetivas famílias comparativamente aos professores.

Biografias Autor

Paulo Coelho Dias, CIES-Instituto Universitário de Lisboa

Paulo Coelho Dias, é Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. É, também, Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES– IUL). É Doutorado em Sociologia da Educação e Pós-Doutorado em Ciências da Educação. As suas principais áreas de interesse de investigação educacional têm sido o estudo das complementaridades conseguidas pelas aprendizagens formal, não formal e informal. Paralelamente, tem desenvolvido trabalhos sobre eficácia do professor, na ótica da Metodologia do Processo-produto.

Isabel Rosário Hormigo

Isabel Hormigo era, à data em que foi escrito o artigo, Adjunta do então Ministro da Educação, Professor Nuno Crato. Formada em Matemática e Doutorada em Ciências da Educação, tem dedicado atenção aos processos de aprendizagem da matemática. É autora de diversos manuais escolares de matemática.

Ramiro Lopes Marques, Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional - CIDInE

Ramiro Lopes Marques, é Professor-Coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. É doutorado em Ciências da Educação. A sua principal área de investigação tem sido ligada à Ética e à Deontologia, desde logo na Formação de Professores, no âmbito da qual é autor de inúmero livros e artigos.

Anabela Pereira, Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF

Anabela Pereira é Professora Associada com Agregação na Universidade de Aveiro e investigadora no CIDTFF. É licenciada e Doutorada em Psicologia. Os seus principais interesses têm sido focalizados na área da Psicologia da Educação com particular ênfase para as variáveis psicológicas que interferem no sucesso escolar. É autora de inúmeras publicações nacionais e internacionais.

Cristina Correia, Escola Secundária Ferreira Dias, Lisboa, Portugal

Cristina Correia é formada em Matemática. Trabalhava, à data em que o artigo foi feito, no Ministério da Educação. Tem trabalhado, desde há vários anos, no Ensino Profissional na Escola Secundária com 3.º Ciclo de Ferreira Dias de Lisboa.

Piedade Pereira, Escola de Comércio de Lisboa, Portugal

Piedade Pereira trabalhava, à data em que o artigo foi feito, no Ministério da Educação. Tem trabalhado, desde há vários anos, no Ensino Profissional na Escola de Comércio de Lisboa, da qual é Diretora.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Dias, P. C., Hormigo, I. R., Marques, R. L., Pereira, A., Correia, C., & Pereira, P. (2018). ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO VOCACIONAL BÁSICO EM PORTUGAL NAS TREZE ESCOLAS DO PROJETO-PILOTO. Revista Interacções, 13(46). https://doi.org/10.25755/int.13882