Modernidade, cidadania e educação – das dinâmicas aos desafios
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.7246Palavras-chave:
Modernidade, Cidadania, Escolaridade.Resumo
Os sistemas escolares representam o instrumento por excelência de formação do cidadão na modernidade, inscrevendo no seu elenco de conteúdos e regras de funcionamento os ingredientes tidos como nodais na produção de um “homem novo”. Não obstante, a imposição estatal deste desígnio tem encontrado resistências que se traduzem, num primeiro momento, em uma não adesão entusiástica à frequência escolar e, mais recentemente, em uma conversão proximal mas crítica a esta instituição. Neste contexto, os conteúdos e as práticas da ação escolar tornam-se eles próprios objeto de negociação - o que constitui em si mesmo um exercício de cidadania prática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.