Modernidade, cidadania e educação – das dinâmicas aos desafios

Autores

  • Maria Manuel Vieira Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.7246

Palavras-chave:

Modernidade, Cidadania, Escolaridade.

Resumo

Os sistemas escolares representam o instrumento por excelência de formação do cidadão na modernidade, inscrevendo no seu elenco de conteúdos e regras de funcionamento os ingredientes tidos como nodais na produção de um “homem novo”. Não obstante, a imposição estatal deste desígnio tem encontrado resistências que se traduzem, num primeiro momento, em uma não adesão entusiástica à frequência escolar e, mais recentemente, em uma conversão proximal mas crítica a esta instituição. Neste contexto, os conteúdos e as práticas da ação escolar tornam-se eles próprios objeto de negociação - o que constitui em si mesmo um exercício de cidadania prática.

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Publicado

2015-08-08

Como Citar

Vieira, M. M. (2015). Modernidade, cidadania e educação – das dinâmicas aos desafios. Revista Interacções, 11(36). https://doi.org/10.25755/int.7246