Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8733Palavras-chave:
PIBID, Licenciando, Formação inicial, Ciências Biológicas, Docente.Resumo
Reconhecendo-se a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação docente, o presente estudo teve como objetivo identificar junto aos licenciandos em ciências biológicas, como estes avaliam os avanços e dificuldades na sua formação a partir das experiências vivenciadas no Programa. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, tomando-se como parâmetro as competências e habilidades previstas para a formação inicial em ciências biológicas, conforme consta no projeto pedagógico de curso. Além disso, foi feito um resgate das dificuldades didático-pedagógicas sentidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID. Com o resultado obtido, os licenciandos foram capazes de avaliar o que de fato, a vivência no programa tem proporcionado para sua formação inicial e que esta passa a representar a principal condição para uma formação docente reflexiva e crítica. A análise dos discentes forneceu informações-chave para a reorganização das vivências didáticas previstas no PIBID.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.