Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas

Autores

  • Maria da Conceição Vieira de Almeida Menezes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Faculdade de Ciências Exatas e Naturais/Brasil
  • Maria Helena de Freitas Câmara Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Faculdade de Ciências Exatas e Naturais/Brasil
  • Andréa Bezerra dos Santos Escola Estadual José de Freitas Nobre/Brasil
  • Dijenaide Chaves Castro Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana/Brasil
  • Giany Paiva Pedrosa Escola Estadual Moreira Dias/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8733

Palavras-chave:

PIBID, Licenciando, Formação inicial, Ciências Biológicas, Docente.

Resumo

Reconhecendo-se a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação docente, o presente estudo teve como objetivo identificar junto aos licenciandos em ciências biológicas, como estes avaliam os avanços e dificuldades na sua formação a partir das experiências vivenciadas no Programa. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, tomando-se como parâmetro as competências e habilidades previstas para a formação inicial em ciências biológicas, conforme consta no projeto pedagógico de curso. Além disso, foi feito um resgate das dificuldades didático-pedagógicas sentidas pelos licenciandos durante sua atuação no PIBID. Com o resultado obtido, os licenciandos foram capazes de avaliar o que de fato, a vivência no programa tem proporcionado para sua formação inicial e que esta passa a representar a principal condição para uma formação docente reflexiva e crítica.  A análise dos discentes forneceu informações-chave para a reorganização das vivências didáticas previstas no PIBID.

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Menezes, M. da C. V. de A., Câmara, M. H. de F., Santos, A. B. dos, Castro, D. C., & Pedrosa, G. P. (2016). Reflexões sobre a relevância do PIBID na formação de licenciandos em ciências biológicas. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8733

Edição

Secção

XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores