Multimédia como recurso didático no ensino da biologia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8746Palavras-chave:
Multimédia, Recursos educativos digitais, Visualização de animações, Modelos de ensino em ciências (aplicáveis à biologia).Resumo
A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso à multimédia, no processo de ensino-aprendizagem das ciências configura-se como promissora de novos ambientes, novas formas de ensinar, aprender e pensar. Os recursos com visualização de animações são ferramentas interessantes em educação em ciência, nomeadamente em Biologia que tem de decorrer de forma apelativa, que estimule a curiosidade, o interesse e o espírito crítico dos alunos, promovendo aprendizagens significativas dos fenómenos e processos biológicos. O problema de estudo - como explorar a visualização de animações na promoção de aprendizagens em Biologia? – operacionalizou-se através de situações de aprendizagem com recurso a animações na Web 2.0 exploradas segundo diferentes modelos de ensino das ciências. A análise dos dados mostrou que a exploração de animações nas aulas de Biologia, através de metodologias ativas, centradas no aluno, influencia de modo positivo a dinâmica das aulas e facilita a compreensão de conceitos, promove a autonomia dos alunos, criando hábitos colaborativos, partilha de ideias e construção conjunta de novos conhecimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.