Multimédia como recurso didático no ensino da biologia

Autores

  • Carla Pacífico Dias Externato Cooperativo da Benedita
  • Isabel Chagas Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8746

Palavras-chave:

Multimédia, Recursos educativos digitais, Visualização de animações, Modelos de ensino em ciências (aplicáveis à biologia).

Resumo

A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso à multimédia, no processo de ensino-aprendizagem das ciências configura-se como promissora de novos ambientes, novas formas de ensinar, aprender e pensar. Os recursos com visualização de animações são ferramentas interessantes em educação em ciência, nomeadamente em Biologia que tem de decorrer de forma apelativa, que estimule a curiosidade, o interesse e o espírito crítico dos alunos, promovendo aprendizagens significativas dos fenómenos e processos biológicos. O problema de estudo - como explorar a visualização de animações na promoção de aprendizagens em Biologia? – operacionalizou-se através de situações de aprendizagem com recurso a animações na Web 2.0 exploradas segundo diferentes modelos de ensino das ciências. A análise dos dados mostrou que a exploração de animações nas aulas de Biologia, através de metodologias ativas, centradas no aluno, influencia de modo positivo a dinâmica das aulas e facilita a compreensão de conceitos, promove a autonomia dos alunos, criando hábitos colaborativos, partilha de ideias e construção conjunta de novos conhecimentos.

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Dias, C. P., & Chagas, I. (2016). Multimédia como recurso didático no ensino da biologia. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8746