A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8748Palavras-chave:
Ensino de Ciências, História e Filosofia da Ciência, Formação Inicial, Evolução.Resumo
O ensino de ciências vem se moldando ao longo do tempo de acordo com as necessidades socio-históricas em que esteve inserido, assim como a prórpia ciência. Entre as modificações sofridas pelo ensino, a proposição de modelos, metodologias e ferramentas de ensino tem sido constante entre as pesquisas na área, entre elas destaca-se a inserção da história e filosofia da ciência (HFC), que propõe integrar os conhecimentos, promovendo um ensino e aprendizagem contextualizados e livres de deformações conceituais. Considerando a formação inicial um momento propício para a inserção de discussões sobre novas ferramentas de ensino, nos propomos a trabalhar os conceitos da HFC com licenciandos de Biologia, para isso elencamos a Evolução como campo de estudo, uma vez que esta é proposta por diversos autores como sendo um eixo principal da Biologia. Nossos resultados apontam para diversas possibilidades didáticas a partir da HFC, contudo, apresenta também a fragilidade do conhecimento sobre a ferramenta entre os licenciandos. Enfatizamos ser necessário a inserção mais acentuada dos pressuspostos da HFC no ensino, ainda, durante a formação inicial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.