A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos

Autores

  • Maycon Raul Hidalgo Universidade Estadual de Maringá
  • Larissa Aparecida Pontoli Universidade Estadual de Maringá
  • Camila Brito Galvão Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Tiyomi Obara Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8748

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, História e Filosofia da Ciência, Formação Inicial, Evolução.

Resumo

O ensino de ciências vem se moldando ao longo do tempo de acordo com as necessidades socio-históricas em que esteve inserido, assim como a prórpia ciência. Entre as modificações sofridas pelo ensino, a proposição de modelos, metodologias e ferramentas de ensino tem sido constante entre as pesquisas na área, entre elas destaca-se a inserção da história e filosofia da ciência (HFC), que propõe integrar os conhecimentos, promovendo um ensino e aprendizagem contextualizados e livres de deformações conceituais. Considerando a formação inicial um momento propício para a inserção de discussões sobre novas ferramentas de ensino, nos propomos a trabalhar os conceitos da HFC com licenciandos de Biologia, para isso elencamos a Evolução como campo de estudo, uma vez que esta é proposta por diversos autores como sendo um eixo principal da Biologia. Nossos resultados apontam para diversas possibilidades didáticas a partir da HFC, contudo, apresenta também a fragilidade do conhecimento sobre a ferramenta entre os licenciandos. Enfatizamos ser necessário a inserção mais acentuada dos pressuspostos da HFC no ensino, ainda, durante a formação inicial.

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Hidalgo, M. R., Pontoli, L. A., Galvão, C. B., & Obara, A. T. (2016). A inserção da história e filosofia da ciência no ensino de evolução na visão de licenciandos. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8748

Edição

Secção

XV ENEC - História e filosofia das ciências