Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8763Palavras-chave:
Análise do discurso, Ensino de Física, Ensino médio.Resumo
Este trabalho constitui parte de um projeto maior apoiado pela FAPESP (2009/54874-6) que tem como foco o processo discursivo na construção do conhecimento que ocorre no contexto das escolas. A partir do conceito de abordagem comunicativa (Mortimer & Scott, 2003) analisamos como o professor trabalha o discurso na sala de aula com seus alunos. Na construção dos dados, as aulas de física com a duração de 50 minutos cada foram gravadas em vídeo. As salas de aula do 1.º ano do ensino médio de escola pública do interior do Estado de São Paulo/Brasil eram constituídas de 22 alunos. Nesta pesquisa foi feita a análise dos processos discursivos de um episódio ocorrido durante as aulas cujo tema foi queda livre. A sequência analisada permite apontar que os discursos observados são de modo heterogêneo, sendo direcionados como discurso interativo/de autoridade, indicando que o professor, em suas questões, demanda um modo correto de resposta dos alunos que leva à monologização do discurso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.