Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre

Autores

  • Maria Guiomar Carneiro Tommasiello Universidade Metodista de Piracicaba
  • Michelle Oliveira da Cunha Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8763

Palavras-chave:

Análise do discurso, Ensino de Física, Ensino médio.

Resumo

Este trabalho constitui parte de um projeto maior apoiado pela FAPESP (2009/54874-6) que tem como foco o processo discursivo na construção do conhecimento que ocorre no contexto das escolas. A partir do conceito de abordagem comunicativa (Mortimer & Scott, 2003) analisamos como o professor trabalha o discurso na sala de aula com seus alunos.  Na construção dos dados, as aulas de física com a duração de 50 minutos cada  foram gravadas  em vídeo. As salas de aula do 1.º ano do ensino médio de escola pública do interior do Estado de São Paulo/Brasil eram constituídas de 22 alunos. Nesta pesquisa foi feita a análise dos processos discursivos de um episódio ocorrido durante as aulas cujo tema foi queda livre. A sequência analisada permite apontar que os discursos observados são de modo heterogêneo, sendo direcionados como discurso interativo/de autoridade, indicando que o professor, em suas questões, demanda um modo correto de resposta dos alunos que leva à monologização do discurso.

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Tommasiello, M. G. C., & Cunha, M. O. da. (2016). Processos discursivos na aprendizagem e construção do conhecimento: analisando uma aula de física sobre queda livre. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8763

Edição

Secção

XV ENEC - Práticas educativas em ciências