Da experimentação à simulação: um projeto de divulgação de ciência e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8772Palavras-chave:
Divulgação de ciência e tecnologia, Atividades laboratoriais, Interação aluno-investigador, Clubes de ciências.Resumo
Neste artigo são apresentadas as ações de divulgação de ciência e tecnologia realizadas junto dos alunos do Ensino Secundário participantes no projeto PEC36 “Da Experimentação à Simulação”, no âmbito do programa Escolher Ciência: da Escola à Universidade, da ciência viva. As ações foram implementadas em clubes de ciências de três Escolas Secundárias, duas em Vila Real (Escola S/3 S. Pedro e Escola Secundária Morgado de Mateus) e uma em Chaves (Escola Secundária Fernão de Magalhães), em parceria com os Departamentos de Física e Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. As ações consistem na execução de tarefas de natureza didático-cientifica que envolvem a realização de atividades laboratoriais nas Escolas e na Universidade, workshops anuais, visitas a laboratórios de investigação e na realização de palestras nas Escolas Secundárias por Investigadores. Durante a realização das atividades laboratoriais, procurou-se promover a troca de conhecimentos entre os professores e os alunos envolvidos, bem como a partilha de material laboratorial. Neste trabalho são, ainda, identificados os sucessos e as dificuldades associados à implementação das tarefas desenvolvidas e são deixadas algumas sugestões que poderão ser úteis a professores que pretendam envolver-se em projetos/atividades desta natureza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.