CARACTERIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA EM ESCOLAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.12530Keywords:
Violência, Escola, Programas interdisciplinaresAbstract
O presente artigo tem por objetivo compreender e caracterizar as concepções de violência escolar no contexto brasileiro e português através da atuação de dois programas interdisciplinares de apoio às escolas públicas em cada país, situadas em áreas de vulnerabilidade socioeconômica e com equipes de psicólogos, assistentes sociais e professores. Ambos os programas apresentam como premissa de atuação o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento aos desafios que emergem no cotidiano escolar. Foi realizado um estudo exploratório no Brasil e em Portugal utilizando método de investigação qualitativa através de 24 entrevistados e posteriormente realizou-se a análise de conteúdo em sua modalidade temática. Os resultados apontam alicerces diferenciados na caracterização de violência escolar nos diferentes países, como por exemplo, o uso da terminologia indisciplina e bullying em Portugal e, no Brasil, violência interpessoal, institucional e simbólica. As categorias de análise destacadas observadas nos dois países incluem a convivência entre atores escolares e as normas e o funcionamento da escola; a vulnerabilidade social da escola foi apenas utilizada no contexto brasileiro. Discute-se que momentos de sensibilização com foco na distinção das diferentes manifestações da violência poderiam facilitar a sensibilização de profissionais, estimular a realização de capacitações e propiciar a elaboração de estratégias de prevenção à violência.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.