Dramatização: atividade lúdica na busca de uma educação socioambiental

Authors

  • Marta Maria de Moura Bezerra Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, Catalão-GO, Av. Dr.Lamartine Pinto de Avelar, 1120 Setor Universitário - CEP:75704-020 - Catalão/GO.Brasil
  • Maria Rita Cássia Santos Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão, Catalão-GO, Av. Dr.Lamartine Pinto de Avelar, 1120 Setor Universitário - CEP:75704-020 - Catalão/GO. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8775

Keywords:

Água, Interdisciplinaridade, Dramatização, Meio ambiente, Preservação.

Abstract

A água é essencial à vida. Sem ela, nosso planeta seria um imenso deserto sem bichos ou plantas. O objetivo deste trabalho foi oferecer um conjunto de informações sobre a água, mostrando sua história e a importância para a vida da humanidade e dos seres vivos, criando um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para que esse bem natural tão indispensável à vida fosse utilizada de forma responsável. Devida a grande parte das fontes estar sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem, foi trabalhada uma mudança atitudinal sobre esta temática para a preservação e economia deste bem natural. Na busca de soluções os alunos da educação infantil e ensino Fundamental da Escola Municipal São Domingos dos Olhos D’água buscaram através da dramatização as relações que possibilita analisar, entender e explicar os acontecimentos, bem como, analisar o papel da água no desenvolvimento da humanidade, incentivando assim os educandos a interagirem com a comunidade rural na busca de soluções para seus problemas. O desenvolvimento deste permitiu aos alunos tentarem chegar aos resultados levantando suas próprias hipóteses e indagações, alcançando o aprendizado de forma interdisciplinar voltado para a prática do dia-a-dia.

Published

2016-03-06

How to Cite

Bezerra, M. M. de M., & Santos, M. R. C. (2016). Dramatização: atividade lúdica na busca de uma educação socioambiental. Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8775