Dramatização: atividade lúdica na busca de uma educação socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8775Palavras-chave:
Água, Interdisciplinaridade, Dramatização, Meio ambiente, Preservação.Resumo
A água é essencial à vida. Sem ela, nosso planeta seria um imenso deserto sem bichos ou plantas. O objetivo deste trabalho foi oferecer um conjunto de informações sobre a água, mostrando sua história e a importância para a vida da humanidade e dos seres vivos, criando um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para que esse bem natural tão indispensável à vida fosse utilizada de forma responsável. Devida a grande parte das fontes estar sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem, foi trabalhada uma mudança atitudinal sobre esta temática para a preservação e economia deste bem natural. Na busca de soluções os alunos da educação infantil e ensino Fundamental da Escola Municipal São Domingos dos Olhos D’água buscaram através da dramatização as relações que possibilita analisar, entender e explicar os acontecimentos, bem como, analisar o papel da água no desenvolvimento da humanidade, incentivando assim os educandos a interagirem com a comunidade rural na busca de soluções para seus problemas. O desenvolvimento deste permitiu aos alunos tentarem chegar aos resultados levantando suas próprias hipóteses e indagações, alcançando o aprendizado de forma interdisciplinar voltado para a prática do dia-a-dia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.