Formação continuada de psicólogas escolares: ampliando ações promotoras de desenvolvimento humano

Autores

  • Fabíola de Sousa Braz Aquino
  • Henrique Jorge Simões Bezerra
  • Bianca Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Eberton Dyêgo Silva Gomes
  • Rafaela Aparecida Gomes

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.21870

Palavras-chave:

Relato de experiência, Formação continuada, Desenvolvimento profissional, Psicólogas escolares

Resumo

Apresenta-se um relato de experiência de um Curso de Extensão em formação continuada direcionada a psicólogas escolares que atuam em contextos públicos de educação e discutem-se seus impactos na atuação profissional. Os encontros ocorreram quinzenalmente, entre os meses de março e dezembro do ano de 2019, e contaram com a participação de 12 psicólogas escolares da Paraíba, um estado do Nordeste brasileiro. O curso objetiva assessorar e acompanhar as atividades das profissionais e favorecer a apropriação de ferramentas teóricas, metodológicas e técnicas para o contexto escolar educacional. As reuniões foram mediadas por textos sobre a psicologia escolar e elementos estéticos. Os encontros foram registrados em atas que continham os relatos das participantes sobre os impactos do aprofundamento ético, teórico, metodológico e técnico em suas práticas. Ao final do curso, verificou-se: a construção colaborativa de processos de ação-reflexão-ação no desenvolvimento de atividades; o reconhecimento do protagonismo e do valor do saber e das estratégias utilizadas pelas profissionais em seu cotidiano institucional; e a motivação para dar seguimento à formação continuada.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Aquino, F. de S. . B., Bezerra, H. J. S., Souza, B. F. de ., Gomes, E. D. S., & Gomes, R. A. . (2022). Formação continuada de psicólogas escolares: ampliando ações promotoras de desenvolvimento humano. Revista Portuguesa De Educação, 35(2), 246–262. https://doi.org/10.21814/rpe.21870

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Artigos