Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.18764

Palavras-chave:

Biografia, Estudantes, Educação física e treino, Estágios

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as biografias de estudantes-treinadores matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Treino Desportivo de um curso de Educação Física. Para atingir esse objetivo, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com nove estudantes-treinadores do curso de Educação Física de uma instituição de ensino superior pública, utilizando como base a teoria de aprendizagem ao longo da vida de Peter Jarvis (2009b). Os resultados indicaram a necessidade de se considerar as distintas experiências de vida dos estudantes-treinadores durante o ECS. Ao se compreender a trajetória pessoal e desportiva dos estudantes, o ECS pode ser estruturado de modo a respeitar as expectativas de cada estudante, estimulando sua participação ativa durante este importante momento formativo.

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Biografias Autor

William Das Neves Salles, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina

Heitor de Andrade Rodrigues, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto

Michel Milistetd, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Milan, F. J., Salles, W. D. N., Brasil, V. Z., Rodrigues, H. de A., do Nascimento, J. V., & Milistetd, M. (2022). Experiências de estudantes-treinadores em Educação Física: Uma perspetiva biográfica de aprendizagem. Revista Portuguesa De Educação, 35(2), 228–245. https://doi.org/10.21814/rpe.18764

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