Número Atual

Vol. 55 N.º 115 (2020): Número especial: COVID-19
Publicado: 2020-12-30

Artigos

Ver Todos os Números

A Finisterra, editada desde 1966 pelo Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa (CEG, Universidade de Lisboa), é a mais antiga e uma das principais revistas portuguesas de Geografia.

Na sua composição, a Direcção e a Comissão Executiva têm como critérios: a paridade de géneros e a integração de doutores/as das várias áreas científicas da Geografia. A aposta em jovens investigadores/as, na composição da Comissão Executiva, procura estimular a publicação de investigação mais recente na Finisterra, mas sobretudo, porque têm experiência de publicação, de revisão de artigos científicos e visibilidade científica bem como estão familiarizados/as com a componente de edição digital, dando vantagem competitiva à Finisterra que (sem descurar a edição em papel) procura reforçar continuamente o seu posicionamento no mundo editorial online.

A Finisterra publica textos inéditos dedicados à investigação em diversas vertentes da Geografia Física e Humana, Riscos Ambientais, Planeamento Regional e Local, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Regional e Local, Ciência da Informação Geográfica, entre outros temas.

Na Finisterra, o controlo de qualidade dos manuscritos submetidos é efectuado através de um/a editor/a responsável designado pela Diretora e pela Comissão Executiva e de uma dupla arbitragem por pares (double-blinded peer-review).

Desde 2016, a Finisterra é publicada 3 vezes por ano.

A Finisterra encontra-se indexada nas plataformas científicas: Clarivate / Web of Science (Emerging Sources Citation Index – ESCI); SciELO Citation Index; SCOPUS; ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences); WebQualis (Capes); SCImago; SciELO – Scientific Electronic Library; EBSCO (Academic Search Complete); DOAJ (Directory of Open Access Journals); Dialnet; Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal); REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico); Sherpa/ROMEO (Journals database).