A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas

Autores

  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.457

Palavras-chave:

Curso de formação de professores, História de vida, Práticas de leitura e escrita, Sucesso escolar, Pedagogia autônoma.

Resumo

A pesquisa visou o entendimento dos saberes docentes de quatro educadoras bem sucedidas, que atuaram no Estado de São Paulo com o exercício da profissão nas décadas de 50 a 80. Teve o objetivo de compreender a contribuição da trajetória do curso de formação de professores para as práticas alfabetizadoras bem sucedidas. A análise do presente trabalho abarcou os dados relacionados com a história de vida no curso de formação, elucidando saberes que influenciaram o trabalho pedagógico, principalmente, na área de alfabetização. Utilizou-se o recurso do método autobiográfico com entrevistas sobre as várias dimensões de suas vidas e análises dos materiais pedagógicos utilizados. Os resultados revelaram uma segurança nas práticas alfabetizadoras e nas outras dimensões do trabalho educativo, pela verbalização coerente das etapas do ensino e pelos exemplos dos aspectos relevantes. Verificou-se que o curso de formação contribuiu para o sucesso escolar dos alunos não apenas com as práticas de leitura e escrita, para aquisição de saberes docentes, como também desencadeou o início da formação de um estilo de ensino, para diversificação das estratégias educativas, para identificação por algumas metodologias e a rejeição de outras e para identificação dos objetivos relacionados à formação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Ressalta-se, assim, a importância dos cursos de formação de educadores ao reconhecerem o caráter plural e heterogêneo dos saberes docentes, visando a construção de uma pedagogia autônoma, subsidiada por uma ética profissional, comprometida com a democratização do ensino.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

Monteiro, M. I. (2011). A trajetória do curso de formação de professoras alfabetizadoras bem sucedidas. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.457

Edição

Secção

Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.