Reflexões sobre a formação ética inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.1532Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Ética, Conceções dos professores, DilemasResumo
Pretende-se, neste texto, fazer uma reflexão sobre a formação ética de professores a partir da apresentação de alguns resultados de um projeto de investigação intitulado “Pensamento e formação ético-deontológicos de professores”. Sublinham-se aspetos relativos às conceções éticas dos professores e aos seus dilemas éticos, apresentando e discutindo alguns dados recolhidos através de entrevistas e questionários. Os dados quantitativos foram tratados estatisticamente através de análise fatorial e classificatória e os dados qualitativos foram sujeitos a uma análise de conteúdo. Por fim propõe-se a utilização destes resultados de investigação na formação inicial de professores, suscitando a partir deles o questionamento e a reflexão pedagógica e ética dos futuros professores.Downloads
Publicado
2012-12-28
Como Citar
Estrela, M. T., & Caetano, A. P. (2012). Reflexões sobre a formação ética inicial de professores. Revista Interacções, 8(21). https://doi.org/10.25755/int.1532
Edição
Secção
Número 21 - Ética e educação
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