Podcast: novas vozes no diálogo educativo

Autores

  • Eugênio Paccelli Aguiar Freire Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.2822

Palavras-chave:

Podcast educativo, Rádio, Tecnologia educacional, Oralidade digital.

Resumo

Este artigo visa esclarecer a importância educativa do podcast como tecnologia direcionada à ampliação da expressão e audição de vozes diversas na formação dos Sujeitos, possibilitando o contato e exercício de temas, valores e opiniões normalmente suprimidos em diversos contextos, inclusive em sala de aula. A relevância do cenário exposto será sustentada pelo referencial educativo de Paulo Freire, para o qual a educação relaciona-se à interseção das opiniões múltiplas dos Sujeitos, em diálogo alheio a quaisquer privilégios relativos a um ou outro valor. Nesse intuito, os usos atuais do podcast no Brasil – país pautado por uma crescente inserção dessa tecnologia – serão contrapostos, além de ao contexto escolar típico, à natureza geral de produções em tecnologias afins. A afirmativa exposta servirá para ressaltar a teste deste artigo, cuja relevância será sublinhada também pela apresentação da ausência na bibliografia da área da discussão aqui proposta. Como conclusão, apresenta-se o reforço da perspectiva do podcast enquanto tecnologia de ampliação de possibilidades educativas no viés apresentado.

Downloads

Publicado

2013-07-25

Como Citar

Freire, E. P. A. (2013). Podcast: novas vozes no diálogo educativo. Revista Interacções, 9(23). https://doi.org/10.25755/int.2822

Edição

Secção

Número 23 - Questões culturais