Podcast: novas vozes no diálogo educativo
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.2822Palavras-chave:
Podcast educativo, Rádio, Tecnologia educacional, Oralidade digital.Resumo
Este artigo visa esclarecer a importância educativa do podcast como tecnologia direcionada à ampliação da expressão e audição de vozes diversas na formação dos Sujeitos, possibilitando o contato e exercício de temas, valores e opiniões normalmente suprimidos em diversos contextos, inclusive em sala de aula. A relevância do cenário exposto será sustentada pelo referencial educativo de Paulo Freire, para o qual a educação relaciona-se à interseção das opiniões múltiplas dos Sujeitos, em diálogo alheio a quaisquer privilégios relativos a um ou outro valor. Nesse intuito, os usos atuais do podcast no Brasil – país pautado por uma crescente inserção dessa tecnologia – serão contrapostos, além de ao contexto escolar típico, à natureza geral de produções em tecnologias afins. A afirmativa exposta servirá para ressaltar a teste deste artigo, cuja relevância será sublinhada também pela apresentação da ausência na bibliografia da área da discussão aqui proposta. Como conclusão, apresenta-se o reforço da perspectiva do podcast enquanto tecnologia de ampliação de possibilidades educativas no viés apresentado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.