Consumo e produção midiática por estudantes de escolas públicas de Fortaleza/ Brasil

Autores

  • Luciana Lobo Miranda Universidade Federal do Ceará
  • Mauro Michel El Khouri Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Denise Costa Rodrigues Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Natalia Dantas do Amaral Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jessika Karine Moreira Sousa Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3363

Palavras-chave:

Juventude, Mídia, Escola, Inclusão digital, Mídia-educação.

Resumo

Fundamentando-se nos princípios da mídia-educação e da inclusão digital, o estudo tem como objetivo discutir a relação juventude e mídia, analisando acesso/consumo e apropriação/produção, com ênfase no ambiente da escola pública. O estudo centrou-se em bases quantitativas, através de questionário autoaplicável com 77 itens, abordando temas como: família, educação, trabalho, lazer, saúde e mídia. A amostra foi composta por 1140 sujeitos, entre 14 e 24 anos, de ambos os sexos, estudantes de 43 escolas públicas da cidade de Fortaleza, capital do Ceará (nordeste brasileiro), nos anos de 2010 e 2011. Para análise, utilizou-se o software aplicativo SPSS, especializado em pesquisas estatísticas em Ciências Sociais. Entre os respondentes, 83,5% afirmaram acessar a internet para realização de trabalhos escolares. Entretanto, apenas 15,2% acessavam de instituições de ensino, enquanto 70,5% faziam a partir de lan houses. Acerca da produção, 63,7% dos respondentes disseram nunca ter produzido mídia. Dentre os que criaram, em sua maioria vídeos e sites, poucos tiveram a escola como local de produção. Todavia, entre quem já produziu jornal ou revista, 79,1% o fez em instituição de ensino. Observou-se que a entrada formal de mídia não impressa ainda é restrita no espaço escolar. Os dados indicaram que, em geral, a diferença de produção entre estudantes do ensino fundamental e do ensino médio não é significativa. O estudo corrobora com outras pesquisas na discussão da necessidade de que as políticas públicas em educação visem, além de compra de equipamentos, à formação de todos os agentes da comunidade escolar. Pesquisa financiada pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

Miranda, L. L., El Khouri, M. M., Rodrigues, D. C., Amaral, N. D. do, & Sousa, J. K. M. (2014). Consumo e produção midiática por estudantes de escolas públicas de Fortaleza/ Brasil. Revista Interacções, 9(26). https://doi.org/10.25755/int.3363