Navegação segura na Internet – riscos e desafios
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.416Palavras-chave:
Formação de professores, TIC, Internet.Resumo
O avanço tecnológico e a utilização massiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma de viver de cada indivíduo nas sociedades actuais, a uma velocidade incomparável no passado. Deste modo não é difícil reconhecer que, o uso das TIC fizeram emergir benefícios a nível da distribuição da Informação, da velocidade de comunicação interpessoal, da aquisição de conhecimentos, do desenvolvimento de relações pessoais, entre outros aspectos das vidas de crianças, jovens e adultos do século XXI.
No âmbito da disciplina Comunicação Educacional e Meios e Materiais de Ensino (CEMME), leccionada no curso de licenciatura em Educação de Infância, da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), surgiu a oportunidade de realização de um projecto que teve como principal objectivo a sensibilização de pais, educadores de infância e alunos do ensino superior, sobre os perigos a que estamos sujeitos na utilização das TIC em geral e da Internet em particular, promovendo momentos de reflexão conjunta relativamente a boas práticas a adoptar.
Deste trabalho, fica a convicção de que muito caminho ainda há para percorrer na formação de professores e educadores, no que toca à forma como usam a rede Internet e como cuidam dos computadores de que são utilizadores, já que os jovens que frequentam a formação de nível 1 (1º ciclo de Blonha) são assíduos utilizadores das TIC, mas revelam lacunas no que toca à exposição a que se sujeitam na rede. De igual forma, têm alguma dificuldade em respeitar e cuidar da segurança pessoal e dos seus computadores, muito embora a amostra com que trabalhámos tenha tentado passar uma imagem diferente, mais informada e esclarecida do que aquilo que verificámos na realidade dos workshops e nas reflexões que deles resultaram.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.