Aprendizagens docentes de futuros professores de matemática reveladas em narrativas escritas na formação compartilhada de professores

Autores

  • Renata Prenstteter Gama Universidade Federal de São Carlos
  • Maria do Carmo de Sousa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.462

Palavras-chave:

Formação de Professores, Espaço compartilhado, Iniciação à Docência, Parceria colaborativa, Narrativas escritas.

Resumo

Este texto tem por objetivo apontar aprendizagens docentes, reveladas nas escritas narrativas dos futuros professores de Matemática, ao participarem do Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID), desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Brasil), em parceria com escolas públicas localizadas no interior do estado de São Paulo, desde março de 2009. A natureza do estudo é qualitativa e interpretativa. Inicialmente, apresentam-se as bases teóricas e metodológicas do Pibid-UFSCar, as quais fundamentam a parceria colaborativa entre escola e universidade. Em seguida, discorre-se sobre o papel da escrita narrativa no contexto do Projeto. Por último, analisam-se os saberes revelados, narrados por dois licenciandos bolsistas da área matemática, em portfólios elaborados em 2009 e 2010, compostos por narrativas escritas que se dividem em quatro perspectivas: descritiva, interpretativa, subjetiva e interpretativa com base teórica. Os saberes revelados explicitam que as aprendizagens dos futuros professores não se restringem aos aspectos teóricos, didáticos e metodológicos referentes ao ensino de conceitos matemáticos. Há aprendizagens relacionadas à visão de mundo, de escola e do homem que está sendo educado no cenário atual, onde ocorre a massificação do sujeito. Há ainda críticas, indignações e surpresas, quando futuros professores constatam que, muitas vezes, a própria universidade ainda forma pessoas acríticas no que diz respeito aos preconceitos e às exclusões de estudantes da Educação Básica do sistema público universitário brasileiro.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

Gama, R. P., & Sousa, M. do C. de. (2011). Aprendizagens docentes de futuros professores de matemática reveladas em narrativas escritas na formação compartilhada de professores. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.462

Edição

Secção

Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.