Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais

Autores

  • Luana Toricelli Universidade São Francisco
  • Regina Célia Grando Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.465

Palavras-chave:

Formação de professores, Narrativa como estratégia formativa, Grupos colaborativos, Séries iniciais do ensino fundamental.

Resumo

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado que investigou em que medida práticas colaborativas adotadas como estratégias formativas num grupo de estudos e pesquisas com alunas do curso de formação de professores dos anos iniciais contribuem para a (re)significação do ensino de matemática. Para esse artigo abordaremos a contribuição da leitura e produção de narrativas como uma dessas estratégias formativas na formação matemática da aluna Letícia. Essa pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, em um grupo de trabalho constituído no interior da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista, Estado de São Paulo, Brasil, composto por licenciandas e pela pesquisadora, que também assumiu o papel de formadora. Durante a existência do grupo analisamos as diferentes estratégias formativas propostas por Alarcão (2003) que proporcionaram momentos de reflexão e aprendizagem nesse grupo, sobre a matemática e seu ensino. Evidenciamos o caso de uma das alunas do grupo, a aluna Letícia e seu movimento de (trans)formação no/pelo grupo. Destacamos a leitura de narrativas escritas por professores/autores como uma estratégia que mais se mostrou significativa para as participantes e para Letícia, assim como a produção de suas próprias narrativas. Os resultados oferecem indicações para a formação de professores que ensinam (ensinarão) matemática nas séries iniciais do ensino fundamental a partir da constituição de grupos colaborativos, das leituras compartilhadas, da postura problematizadora do formador e da produção de narrativas de formação.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

Toricelli, L., & Grando, R. C. (2011). Contribuições da leitura e produção de narrativas como estratégias formativas no curso de formação de professores dos anos iniciais. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.465

Edição

Secção

Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.