Avaliação da educação infantil: propostas em debate no Brasil

Autores

  • Sandra Zákia Sousa Faculdade de Educação da USP

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6349

Palavras-chave:

Avaliação da educação, Educação infantil, Políticas educacionais.

Resumo

Apresentam-se hoje no cenário nacional perspectivas de avaliação da educação infantil, que apontam para distintas ênfases a serem priorizadas para aquilatar a sua qualidade. Com o propósito de mapear propostas em debate no Brasil, o texto focaliza duas tendências, mencionando o que estas privilegiam como indicadores a serem considerados: as condições de oferta da educação ou o desempenho de alunos como base para apreciação da qualidade desta etapa da educação básica. Por meio do exame de documentos divulgados por diferentes segmentos do país, representantes da gestão pública, de entidades acadêmicas, de movimentos sociais e de trabalhadores em educação, são explicitadas tensões que se colocam para as políticas públicas, cujos impasses não se restringem a questões técnicas, relativas ao melhor caminho a ser trilhado na condução da avaliação, mas remetem, sobretudo, a dimensão política da avaliação.

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Publicado

2015-01-03

Como Citar

Sousa, S. Z. (2015). Avaliação da educação infantil: propostas em debate no Brasil. Revista Interacções, 10(32). https://doi.org/10.25755/int.6349