Leiria concelho educador − percurso de uma política educativa local

Autores

  • Anabela Graça Câmara Municipal de Leiria
  • José Manuel Silva Assembleia Municipal de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.7234

Palavras-chave:

Cidade educadora, Educação formal, Educação não formal, Projeto Educativo Municipal.

Resumo

O conceito de Cidade Educadora parte do pressuposto de que educar é uma responsabilidade de todos, de toda a sociedade e que a Educação não se circunscreve exclusivamente à escola, sendo um direito de todos ao longo da vida. Em termos de política educativa, o Município de Leiria há cerca de 25 anos que caminha no sentido de agir para dar resposta às necessidades locais do território e da comunidade, quer ao nível da reorganização da rede escolar, quer também no que diz respeito à componente pedagógica. ‘Leiria Concelho Educador – 2013/2017’ é hoje o lema do Projeto Educativo Municipal, um desígnio que agrega vários agentes socioeducativos e cujas áreas de intervenção se interrelacionam e complementam, procurando desenvolver um concelho que se pretende naturalmente educador mas também dotado de novas competências no domínio da inovação, da criatividade e estimulador de práticas de excelência em diferentes áreas de intervenção. Esta evolução foi responsável pelo estreitamento de laços entre a escola e a comunidade e pela definição de uma estratégia de política educativa.

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Publicado

2015-08-08

Como Citar

Graça, A., & Silva, J. M. (2015). Leiria concelho educador − percurso de uma política educativa local. Revista Interacções, 11(35). https://doi.org/10.25755/int.7234