Ensino de multimédia e ativismo social

Autores

  • Nuno José de Almeida Albano Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.7248

Palavras-chave:

Ativismo, Multimédia, Estudo de Caso, Educação, Cidadania.

Resumo

A combinação de ensino tecnológico, questões de cariz social, ativismo sociopolítico, educação e projetos de intervenção são pouco habituais mas existem dimensões comuns que justificam um estudo para avaliação da relação entre: a) a participação em projetos socialmente significativos para os alunos e a sua aprendizagem de tecnologia e b) o seu crescimento enquanto cidadãos conscientes da sua capacidade tecnológica de intervenção social. Estudantes tecnologicamente capacitados podem realizar ações de intervenção mais abrangentes em termos de alcance e divulgação, mas terão estes jovens consciência do seu poder? O envolvimento destes alunos em projetos de intervenção social para eles significativos aumentará a sua competência técnica? Assim, pretende-se avaliar as potencialidades educativas de um ensino de multimédia baseado em projetos de ação sociopolítica, através de uma metodologia de estudo de caso múltiplo, com uma análise essencialmente qualitativa. Os alunos participantes integram o Curso Profissional de Técnico de Multimédia, os quais estão a desenvolver projetos de intervenção social com recurso às competências técnicas adquiridas na aula. Os materiais por eles desenvolvidos estão a ser presentemente utilizados por organizações não-governamentais e algumas autarquias. A temática escolhida para este estudo apresenta várias dificuldades, pois a conjugação de ensino, tecnologia e ativismo sociopolítico é sensível e exige clarificações constantes de significados e intenções, mas relacionar aprendizagem de multimédia com uma cidadania ativa pode ser um ponto de partida para outros estudos que aprofundem as questões de capacitação cívica de jovens estudantes. Mais do que um trabalho definitivo, pretende-se iniciar um percurso de análise das relações entre questões sociais e aquisição de capacidades tecnológicas em contexto académico.

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Publicado

2015-08-08

Como Citar

Albano, N. J. de A. (2015). Ensino de multimédia e ativismo social. Revista Interacções, 11(36). https://doi.org/10.25755/int.7248