Ensino de multimédia e ativismo social
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.7248Palavras-chave:
Ativismo, Multimédia, Estudo de Caso, Educação, Cidadania.Resumo
A combinação de ensino tecnológico, questões de cariz social, ativismo sociopolítico, educação e projetos de intervenção são pouco habituais mas existem dimensões comuns que justificam um estudo para avaliação da relação entre: a) a participação em projetos socialmente significativos para os alunos e a sua aprendizagem de tecnologia e b) o seu crescimento enquanto cidadãos conscientes da sua capacidade tecnológica de intervenção social. Estudantes tecnologicamente capacitados podem realizar ações de intervenção mais abrangentes em termos de alcance e divulgação, mas terão estes jovens consciência do seu poder? O envolvimento destes alunos em projetos de intervenção social para eles significativos aumentará a sua competência técnica? Assim, pretende-se avaliar as potencialidades educativas de um ensino de multimédia baseado em projetos de ação sociopolítica, através de uma metodologia de estudo de caso múltiplo, com uma análise essencialmente qualitativa. Os alunos participantes integram o Curso Profissional de Técnico de Multimédia, os quais estão a desenvolver projetos de intervenção social com recurso às competências técnicas adquiridas na aula. Os materiais por eles desenvolvidos estão a ser presentemente utilizados por organizações não-governamentais e algumas autarquias. A temática escolhida para este estudo apresenta várias dificuldades, pois a conjugação de ensino, tecnologia e ativismo sociopolítico é sensível e exige clarificações constantes de significados e intenções, mas relacionar aprendizagem de multimédia com uma cidadania ativa pode ser um ponto de partida para outros estudos que aprofundem as questões de capacitação cívica de jovens estudantes. Mais do que um trabalho definitivo, pretende-se iniciar um percurso de análise das relações entre questões sociais e aquisição de capacidades tecnológicas em contexto académico.Downloads
Publicado
2015-08-08
Como Citar
Albano, N. J. de A. (2015). Ensino de multimédia e ativismo social. Revista Interacções, 11(36). https://doi.org/10.25755/int.7248
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.