Que educação científica propõe o currículo oficial em Portugal para o 1º ciclo do ensino básico?

Autores

  • Francisco P. Rodríguez-Miranda Faculdade de Educação, Universidade de Extremadura, Espanha
  • Fernando Carrapiço Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, Faro, Portugal
  • Carolina Sousa Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, Faro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8737

Palavras-chave:

Ciência escolar, Currículo oficial, Educação científica, Ensino Básico, Didática das Ciências.

Resumo

Neste trabalho analisa-se a educação científica estabelecida no atual currículo oficial para o primeiro ciclo do Ensino Básico (1.º – 4.º ano) em Portugal. Através do instrumento de análise de prática ACUDE (Espanha), devidamente adaptado ao contexto português (ACUDE.pt), avaliou-se de que forma é que o currículo oficial do primeiro ciclo do Ensino Básico responde às seguintes dimensões relativas à ciência escolar: construção da ciência escolar, axiologia e psicologia da aprendizagem da ciência, objetivos e competências, conteúdos, atividades, desenho e estratégias de ensino, recursos didáticos e, avaliação. Os resultados indicam que a ciência escolar sugerida no currículo oficial para o primeiro ciclo do Ensino Básico está longe, na sua maioria, das atuais tendências em Didática das Ciências.

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Rodríguez-Miranda, F. P., Carrapiço, F., & Sousa, C. (2016). Que educação científica propõe o currículo oficial em Portugal para o 1º ciclo do ensino básico?. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8737

Edição

Secção

XV ENEC - Currículo e políticas educativas