Que educação científica propõe o currículo oficial em Portugal para o 1º ciclo do ensino básico?
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8737Palavras-chave:
Ciência escolar, Currículo oficial, Educação científica, Ensino Básico, Didática das Ciências.Resumo
Neste trabalho analisa-se a educação científica estabelecida no atual currículo oficial para o primeiro ciclo do Ensino Básico (1.º – 4.º ano) em Portugal. Através do instrumento de análise de prática ACUDE (Espanha), devidamente adaptado ao contexto português (ACUDE.pt), avaliou-se de que forma é que o currículo oficial do primeiro ciclo do Ensino Básico responde às seguintes dimensões relativas à ciência escolar: construção da ciência escolar, axiologia e psicologia da aprendizagem da ciência, objetivos e competências, conteúdos, atividades, desenho e estratégias de ensino, recursos didáticos e, avaliação. Os resultados indicam que a ciência escolar sugerida no currículo oficial para o primeiro ciclo do Ensino Básico está longe, na sua maioria, das atuais tendências em Didática das Ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.