Sentidos subjetivos da pedagogia de projetos para uma professora de ciências

Autores

  • Marcello Paul Casanova Secretaria Executiva de Educação
  • José Moysés Alves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8764

Palavras-chave:

Pedagogia de Projetos, Subjetividade, Motivação de professores.

Resumo

Pouca atenção tem sido dada aos aspectos subjetivos do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, a maneira como o professor conduz sua prática depende de configurações de sentidos subjetivos constituídos ao longo de sua história. Assim, apesar de suas diretrizes gerais, o trabalho com projetos apresentará diferentes ênfases, em função dos motivos que tem o docente para trabalhar com essa pedagogia. No presente estudo, a partir dos conceitos da Teoria da Subjetividade de González Rey, analisamos o relato das experiências de uma professora com a Pedagogia de Projetos, refletindo sobre como tais experiências se configuram subjetivamente para ela e o que a motiva a ensinar desta maneira. As informações analisadas foram obtidas através de entrevistas e conversas informais. A partir dos resultados, compreendemos que os sentidos subjetivos da professora relacionados ao trabalho com projetos, articulavam sua concepção de ensino e de ciências, suas experiências anteriores na pós-graduação e na gestão escolar, suas vivências e discussões curriculares com outros docentes da família, além da valorização de sua própria autonomia e da autonomia dos estudantes. Tais sentidos subjetivos, construídos pela professora em vários contextos, passaram a constituir a singularidade de sua motivação para trabalhar com projetos.

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Casanova, M. P., & Alves, J. M. (2016). Sentidos subjetivos da pedagogia de projetos para uma professora de ciências. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8764

Edição

Secção

XV ENEC - Práticas educativas em ciências