Política nacional de formação de professores e a (re)constituição da identidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.10682Keywords:
Identidade Profissional, Políticas de Formação, Representações Sociais, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional.Abstract
O texto tem como objetivo central identificar as implicações da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída pelo Decreto 6755/09 (Brasil, 2009), para a (re) constituição da identidade profissional de professores-estudantes do curso de Pedagogia/Parfor. Fundamenta-se em Bourdieu (1997, 1998), Moscovici (2011, 2012) e Dubar (1997), na medida em que se considera que a construção da identidade profissional encontra-se atravessada por representações sociais e resulta de um processo de socialização. A investigação se enquadra em um paradigma qualitativo, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de questionário, da realização de grupo focal e de entrevistas de aprofundamento, assim como da leitura de crônicas pedagógicas narradas por esses professores. Os resultados revelaram efeitos dessa política em três dimensões: nas relações político-normativas, quando são identificados fatores informacionais e normativos, que exerceram influência nos sujeitos em questão; nas relações institucionais, quando são desveladas suas práticas institucionais, organizativas e didáticas; e nas relações identitárias, quando indicam o grau de pertença e as necessidades/expectativas, reforçando a importância da valorização, da realização profissional e da responsabilização quanto ao trabalho que realizam. Conclui-se que é preciso compreender e repensar continuamente o campo da formação e do desenvolvimento profissional, sobretudo, quando se delineiam políticas que apostam na concretização de novas possibilidades formativas, a fim de que se possa confirmar, reconhecer e (re)constituir a identidade profissional dos professores, especialmente, daqueles que enfrentam os desafios do cotidiano das escolas públicas brasileiras.Downloads
Published
2017-01-17
How to Cite
Abdalla, M. de F. B. (2017). Política nacional de formação de professores e a (re)constituição da identidade profissional. Interacções, 12(40). https://doi.org/10.25755/int.10682
Issue
Section
Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.