Sindicalismo docente e a gestão democrática da educação no Brasil

Authors

  • Ângelo Ricardo de Souza Universidade Federal do Paraná -UFPR-Brasil
  • Ana Lorena Bruel Universidade Federal do Paraná -UFPR-Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.10693

Keywords:

Sindicalismo Docente, Gestão Democrática, Pauta Educacional, Política Educacional.

Abstract

O artigo analisa a abordagem e amplitude que os sindicatos de professores no Brasil dão ao princípio constitucional da gestão democrática da educação e como tal entendimento interfere na definição de sua pauta educacional/pedagógica. O texto, após breve digressão legal sobre a gestão democrática, mostra o levantamento empírico realizado a partir da leitura de documentos publicados nas páginas web dos sindicatos de professores de base estadual, e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. A análise dos dados permite concluir que os sindicatos tendem a apresentar respostas ao panorama local mais do que à conjuntura nacional, e a circunscrever a discussão sobre a gestão democrática no âmbito escolar, com poucas conexões com a gestão dos sistemas de ensino.

Published

2017-01-17

How to Cite

Souza, Ângelo R. de, & Bruel, A. L. (2017). Sindicalismo docente e a gestão democrática da educação no Brasil. Interacções, 12(40). https://doi.org/10.25755/int.10693

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences