O ensino de física a partir de temas controversos: a produção de energia elétrica em larga escala
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.320Keywords:
Temas controversos, Temática ambiental, Ensino de Física.Abstract
Esta pesquisa parte do pressuposto de que os temas controversos podem ser vistos como um princípio metodológico para o desenvolvimento de práticas de ensino de Física. Isso significa tomar a controvérsia como uma idéia-chave para organizar e orientar metodologicamente o trabalho do professor em sala de aula. Além disso, os temas controversos oferecem ao professor uma possibilidade significativa para tratar de aspectos da temática ambiental em aulas de Física. Procuramos, neste artigo, analisar atitudes e posicionamentos de alunos do Ensino Médio frente ao tema da produção de energia elétrica em larga escala e ainda se esses alunos são capazes de reconhecer e compreender algumas controvérsias relacionadas com essa temática. Para coletar os dados desta pesquisa realizamos uma intervenção planejada em três salas de terceiro ano do Ensino Médio – jovens entre 16 e 17 anos – de uma escola pública brasileira. Os dados indicam que a maioria dos estudantes participantes dessa pesquisa estabelece relação entre a produção de energia elétrica e alguns impactos negativos sobre o meio ambiente. Chamou nossa atenção o fato de que alguns argumentos utilizados por eles, para justificar as posições tomadas em relação aos níveis de impactos ambientais que devem ser aceitos pela sociedade, são construídos a partir da lógica do catastrofismo. Em outros momentos fica bastante claro o apelo “religioso ou místico” presentes em argumentos que procuram justificar atitudes de respeito e de preservação/conservação da natureza. Também notamos que alguns deles utilizam-se de argumentos mais técnicos para justificar a escolha por determinada forma de produção de energia elétrica em larga escala. Enfim, é importante observar que a abordagem de temas de natureza controversa em sala de aula propicia um ambiente no qual emergem discursos articulados com conhecimentos de outra natureza, além dos propriamente científicos.Downloads
Published
2006-11-05
How to Cite
Silva, L. F., & Carvalho, L. M. de. (2006). O ensino de física a partir de temas controversos: a produção de energia elétrica em larga escala. Interacções, 2(4). https://doi.org/10.25755/int.320
Issue
Section
Number 4 - The socio-scientific and socio-environmental controversies in science education
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.