Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.321Keywords:
Desenvolvimento profissional, Natureza da ciência, Questões sociocientíficas, Actividades de discussão, Controvérsia.Abstract
Este artigo descreve e avalia qualitativamente uma acção de desenvolvimento profissional que pretendeu promover, num grupo de professoras de ciências, a motivação, a confiança e o conhecimento didáctico necessários à realização de actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Esta investigação pretendeu estudar que estratégias de desenvolvimento profissional se revelam mais eficazes no apoio dos professores durante o planeamento e implementação deste tipo de actividades.
O estudo permitiu (1) a identificação de vários obstáculos à realização de actividades de discussão de questões sociocientíficas nas aulas de ciências e (2) o estudo de estratégias de desenvolvimento profissional que podem contribuir para a superação destes obstáculos. Durante a oficina de formação tornou-se claro que a implementação das actividades de discussão de controvérsias sociocientíficas depende decisivamente: a) da convicção dos professores relativamente à relevância educacional destas actividades; b) do conhecimento necessário à sua concepção, gestão e avaliação; e c) da existência de materiais de ensino adequados que incluam propostas de actividades. Os resultados obtidos sugerem a importância das iniciativas de desenvolvimento profissional se centrarem simultaneamente nestes três aspectos.Downloads
Published
2006-11-05
How to Cite
Reis, P. (2006). Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Interacções, 2(4). https://doi.org/10.25755/int.321
Issue
Section
Number 4 - The socio-scientific and socio-environmental controversies in science education
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