Ciência e arte: um caminho de múltiplos encontros
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.4109Keywords:
Ciência e Arte, Representações Sociais, ATLAS.tiAbstract
A Ciência como elemento cultural consiste em uma construção humana, uma forma simbólica criada pelo homem, contendo as contradições inerentes a essa perspectiva. Essa forma simbólica, assim como outras formas simbólicas de cultura (Linguagem, Religião, Arte), possibilita ao homem interagir com o mundo e representar as imagens que estas formas lhe transmitem. O processo criativo e lúdico e o trabalho interativo consistem em pontos de convergência entre a Ciência, a Arte e a Educação. Essa relação se sustenta em um caminho de múltiplos encontros nos quais os recursos didáticos ganham novos contornos de produção e de ação, no âmbito de propostas interativas e dialógicas que trazem a Arte e a Ciência, nas trajetórias complementares do artista e do cientista, com seus temas, constructos e artefatos, como um núcleo para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. O objetivo deste trabalho é partir de uma análise da relação entre Ciência e Arte, no referencial da Teoria das Representações Sociais (Moscovici, 2004), para que então seja apresentado um breve panorama sobre a relação entre os temas Ciência e Arte e a sua inserção em práticas pedagógicas a partir das narrativas de 20 professores da Educação Básica, atuantes nas escolas públicas brasileiras, Foram escolhidas, em uma primeira aproximação, escolas de uma região na qual a Arte tem papel importante na inclusão social dos alunos. Os discursos foram analisados com base na construção de redes semânticas com o suporte do software ATLAS.ti (Muhr, 1991) e as redes semânticas oriundas da análise realizada apontam para dificuldades dos docentes em enunciar comentários sobre a Arte e a Ciência de forma conjugada, sendo praticamente inexistente a percepção das duas áreas disciplinares como linguagens entrelaçadas, passíveis de serem embutidas no processo de aprendizado de forma interativa em prol do crescimento dos estudantes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.