Que avaliação na educação de infância?

Authors

  • Jesus Maria Sousa CIE-UMa - Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira
  • Ana Maria França CIE- UMa - Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6347

Keywords:

Modelos pedagógicos, Observação, Avaliação.

Abstract

Partindo da ideia de que a racionalidade existente na organização intencional de contextos de aprendizagem, na Educação de Infância, exige uma avaliação, esta reflexão procura tornar evidente a forte relação, do ponto de vista conceptual, entre o currículo e a avaliação.

Após a discussão, em termos gerais, da evolução dos modelos curriculares, como referenciais da prática pedagógica, envereda-se pela análise de três modelos pedagógicos específicos de Educação de Infância: o modelo High Scope, o modelo do Movimento da Escola Moderna - MEM, e o modelo de Reggio Emilia, deles extraindo o papel fundamental da observação (participante) na avaliação, enquanto ferramenta imprescindível para a promoção de aprendizagens significativas.

Published

2015-01-03

How to Cite

Sousa, J. M., & França, A. M. (2015). Que avaliação na educação de infância?. Interacções, 10(32). https://doi.org/10.25755/int.6347

Issue

Section

Number 25 - Special Number - Adolescence, Gender and Violences