Diferentes representações dos números racionais: explicitar as concepções dos alunos e gerir possíveis conflitos cognitivos

Autores

  • Maria Graciete Costa Brito Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.389

Palavras-chave:

Formação de professores, Reflexão do professor, Prática lectiva, Aprendizagem dos números racionais.

Resumo

O estudo dos números racionais tem-se revelado ao longo da escolaridade básica de difícil compreensão pelos alunos e também de difícil gestão didáctica pelos professores. Muitos são os alunos que terminam o ensino básico sem terem apreendido os diversos significados com que um número racional pode ser usado ou as diferentes formas de o representar.

O Programa de Matemática do Ensino Básico, que no ano lectivo de 2010-2011 será implementado em todas as escolas, explicita de forma muito clara, quer nos objectivos a atingir pelos alunos, quer nas indicações metodológicas destinadas aos professores, que a abordagem aos números racionais deve ser feita tendo em atenção estas componentes essenciais para uma verdadeira compreensão do sentido do número racional.

Este artigo pretende exemplificar como é que uma tarefa matemática pode ajudar a explicitar possíveis concepções erradas dos alunos acerca do sentido e da ordem de grandeza dos números racionais e também como, através do conflito cognitivo, podem ser confrontados com as suas concepções e terem a possibilidade de compreender diferentes representações de um mesmo número. O artigo traduz a reflexão feita acerca da tarefa por uma formadora do Programa de Formação Contínua em Matemática, após acompanhamento de várias aulas em que a mesma foi desenvolvida por diversas turmas do 6ºano de escolaridade e reflectida com os professores em formação.

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Publicado

2009-07-06

Como Citar

Brito, M. G. C. (2009). Diferentes representações dos números racionais: explicitar as concepções dos alunos e gerir possíveis conflitos cognitivos. Revista Interacções, 5(12). https://doi.org/10.25755/int.389

Edição

Secção

Número 12 - O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º CEB.