Adição à internet e caraterísticas de personalidade

Um estudo com estudantes universitários portugueses

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.21814/rpe.17699

Mots-clés :

Adição, Internet, Personalidade, Estudantes universitários

Résumé

O uso problemático da internet principalmente pelos jovens constitui uma preocupação atual, no sentido de averiguar a prevalência do uso aditivo, assim como a possível associação com as diferenças individuais. Este estudo pretende conhecer a relação entre a adição à internet e as caraterísticas de personalidade, contempladas no modelo de cinco fatores. Pretendeu-se também analisar a relação entre as variáveis sociodemográficas, designadamente sexo e idade, e a adição à internet. Participaram na investigação 1050 estudantes universitários de diferentes cursos, entre os 17 e os 35 anos, sendo 633 do sexo feminino e 417 do sexo masculino, aos quais foi aplicado um questionário composto por questões sociodemográficas, o Internet Addiction Test (IAT), de Young (1998), validado para a população portuguesa por Pontes et al. (2014), e a versão portuguesa do NEO-Five-Factor Inventory (NEO-FFI) (Magalhães et al., 2014). As principais conclusões apontam que os indivíduos mais neuróticos, mais extrovertidos, menos amáveis e menos conscienciosos revelam um grau de adição à internet mais elevado. Observou-se ainda que os indivíduos mais jovens e do sexo masculino são tendencialmente mais adictos à internet. São discutidas as implicações práticas da investigação, limitações e propostas para estudos futuros.

 

 

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Biographie de l'auteur

Ana Paula Monteiro, University of Trás-os-Montes e alto Douro

Escola de Ciências Sociais e Humanas- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

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Publiée

2020-12-30

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