As aptidões sociais na infância: identificar para intervir
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.11814Palavras-chave:
Aptidões Sociais, Infância, Desenvolvimento Socioemocional, Envolvimento na Escola.Resumo
O desenvolvimento emocional da criança assim como a sua capacidade para estabelecer relações interpessoais positivas entre pares e adultos são temas bastante atuais na literatura da especialidade. Nos últimos cinquenta anos, a orientação destes temas passou de uma perspetiva clínica para uma perspetiva centrada na educação e formação do indivíduo assim como na intervenção preventiva desde idades precoces. Em contexto educativo, os agentes educativos desempenham um papel importante no planeamento da práxis educativa, facilitadores do envolvimento da criança. Potenciar momento de interação positiva entre pares, através da atividade simbólica, constitui momentos efetivos de aprendizagem e desenvolvimento holístico da criança. Não intervir de forma redutora mas proactiva no sentido de dotar as crianças, ainda que numa fase precoce, de técnicas e métodos ajustados, como a aprendizagem cooperativa, lidar com a ira, reduzir o stresse em crianças propensas a reações agressivas. Técnicas de relaxamento e autocontrolo cognitivo e estratégias de coping, técnicas de auto diálogo e resolução de problemas são exemplos que podem ser reajustados aos contextos educativos da infância, onde a criança participa e (re) constrói as suas interações sociais entre pares. Contudo, para melhor intervir e adequar as referidas técnicas ao contexto pré-escolar importa que os educadores possam ter acesso a instrumentos empiricamente validados que lhes permita melhorar as suas práticas educativas. Com este trabalho procurou-se desenvolver uma reflexão crítica sobre as aptidões sociais na infância e identificar instrumentos de avaliação que potenciem o planeamento da atividade pedagógica pelos profissionais da educação.Downloads
Publicado
2017-04-01
Como Citar
Gomes, R. M. (2017). As aptidões sociais na infância: identificar para intervir. Revista Interacções, 12(42). https://doi.org/10.25755/int.11814
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.